Temer na cadeia Aécio na cadeia

Temer na cadeia Aécio na cadeia
Copiem e colem em seus perfis

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

122 ANOS DE PACOTI


“Não existem duas datas, gente! Possuo inúmeros documentos que comprovam este FATO! Pacoti não foi um município fundado! São exemplos de cidades fundadas: Salvador, Brasília, Nova Jaguaribara...
Pacoti surgiu do desenvolvimento do distrito de paz e policial de Pendência e emancipado em 02 de setembro de 1890, independentemente das duas supressões ocorridas (1900 e 1931) uma Lei Municipal do ano de 1949, da autoria do vereador Álvaro Sampaio tornou o 2 de setembro um feriado municipal, baseado no Decreto Estadual n° 56 de 02.09.1890 que criou a Vila de Pacoty.
Naquela época Vila era sinônimo de Município, já possuía prefeito e vereadores. Assim é em Fortaleza que já conta 284 anos desde a Vila de N. S. da Assunção de Fortaleza. O mais grave é que a até a década de 1980 se contava corretamente, na época do prefeito Valdeci Nunes. Mas por interpretações erradas das leis administrativas "engoliram" quase 50 anos de nossa história!
Desse jeito, até o Instituto Maria Imaculada (de 80 anos) é mais antigo que Pacoti!”
(por Levi Jucá, no Facebook)

Provamos isso na exposição histórica Pacoty, uma História em documentos, vista por mais de mil pessoas. exposta por 1 mês na antiga Galeria Raimundo Siebra E re-exposta por mais de um ano no CAMPUS EXPERIMENTAL DA UECE EM PACOTI, que acolheu também a nossa associação SEMPRE por meio da prof. Dr. Lúcia Helena Granjeiro (pró-reitora estadual dos campi de extensão da UECE)
Um projeto de 10 mil reais que passou no edital do BANCO DO NORDESTE.
Tenho um texto do seu Raimundo Leite Esmeraldo que comprova a real idade do nosso município, no jornal "Folha de Pacoti" e o mesmo texto no jornal "O povo".
Verdade comprovado pelos HISTORIADORES DE PACOTI Aroldo Filho e Rosimar Brito e pelo professor Francisco Levi Jucá Sales ( Levi Jucá).
Os 3 são criadores da lei que criou o Arquivo Municipal José Audísio de Sousa- o 1° ARQUIVO PÚBLICO DO INTERIOR DO NORDESTE-, da Associação Cultural SEMPRE- Segmento dos Estudiosos da Memória e Patrimônio Regional da Serra de Baturité-, e da exposição histórica Pacoti: Uma História em documentos.

Aroldo Filho é também criador do JORNAL DELFOS-CE, que é visto em 54 países, com mais de 140 mil visitas; e é sócio do INSTITUTO DESENVOLVER, através do qual assessorou o INSTITUTO IDACE- Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará-, trabalhando como HISTORIADOR PESQUISADOR no Porto do Pecém.
Aroldo Filho
10/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário