Temer na cadeia Aécio na cadeia

Temer na cadeia Aécio na cadeia
Copiem e colem em seus perfis

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

RIO PACOTI PODE DESAPARECER EM 2025

http://aroldopacoti.blogspot.com.br/2016/01/rio-pacoti-pode-desaparecer-em-2025.html


RIO PACOTI PODE DESAPARECER EM 2025

Sua nascente esta localizada no sitio Bota Fogo em Pernambuquinho município de Guaramiranga. No sítio Poço Escuro limite dos municípios Pacoti e Guaramiranga, o rio recebe a água dos riachos Cafundó e Cana Brava, seu curso total chega aos 150 km de extensão, banhando vários municípios do interior cearense como: Acarape, Guaiúba, Pacajus, Horizonte, Itaitinga e Eusébio. 

Com o passar dos anos e com a construção desordenada de casas, sua nascente têm recebido grande volume de detritos, especialmente de origem orgânica oriundo de esgotos domésticos. Atualmente, devido ao desmatamento em seus mananciais e a perfuração de poços artesianos existe a possibilidade de desaparecer definitivamente. 

A pouca água que ainda resta contem coliforme fecais e vem sendo represada em vários pontos do rio para a irrigação de jardins de belas menções que são erguidas com menos de 20 metros de sua margem. 

Hoje o rio se encontra praticamente seco e sem vida. O riacho conhecido como cachoeira da Rita localizada na comunidade Botija já desapareceu e seu leito foi ocupado por esgotos domésticos.

O próximo a desaparecer será o rio Pacoti se não houver um trabalho de fiscalização e conscientização por parte dos órgãos competentes do contrario, o rio pode desaparecer em menos de dez (10) anos. 


Equipe: Meu Guará
Adaptação: Aroldo Historiador
As três (3) imagens aqui apresentadas, são fotos do rio Pacoti e do reservatório Riachão em Acarape do Meio há vinte (20) anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário