Temer na cadeia Aécio na cadeia

Temer na cadeia Aécio na cadeia
Copiem e colem em seus perfis

sexta-feira, 30 de junho de 2017

ESPAÇO NORDESTE CIDADANIA: UM PROJETO DE 5 MILHÕES EM PACOTI, GRAÇAS AO HISTORIADOR DE PACOTI AROLDO FILHO


ESPAÇO NORDESTE CIDADANIA: 
UM PROJETO DE 5 MILHÕES EM PACOTI, GRAÇAS AO HISTORIADOR DE PACOTI AROLDO FILHO

Em 2011, o Historiador de Pacoti, Aroldo Filho​, (também conhecido como "Ateu Poeta" na internet e como Aroldo Historiador, O Poeta da Democracia​,) convenceu alguns funcionários do  Instituto Nordeste Cidadania - INEC​,( órgão vinculado ao Banco do Nordeste do Ceará, [BNB]) a investir em Pacoti com um projeto chamado "Espaço Nordeste Cidadania", e a fazerem parceria com a UECE, através do Campus Experimental de Extensão (PROEX), por meio da pró-reitora de extensão, Dr. Lúcia Helena Fonseca Granjeiro.

O Espaço foi implantado em janeiro de 2012 e durou alguns anos, empregando muita muita gente em Pacoti e dando oportunidade a inúmeros artistas da região e desenvolvendo o turismo no Maciço de Baturité. 

Agora o Porquê desde projeto: bem, eis que em 2006 eu tentei um curso para cinema em Fortaleza, e para fazer a prova tive que assistir a alguns filmes dentro do Banco do Nordeste, e como eu conversava muito com a Professora Lúcia Helena, a cabei dando a ideia de trazer uma parte deste projeto do Banco do Nordeste já que há o espaço aqui em Pacoti já na própria PROEX. 

Eis que ela me disse que havia lá, em uma das vezes que o Reitor da UECE veio ao Campus Experimental de Extensão em Pacoti, que havia algumas pessoas que cuidava justamente do projeto que eu esstava falando e ela perguntou se eu queria conhecer. Eu disse que sim, e conversei com uns cinco funcionário do BNB, principalmente com os do Instituto Nordeste Cidadania, mas também dei a ideia ao Reitor, conversei muito com todos para convencê-los de que era uma boa ideia.

Citei alguns artistas de Pacoti e de Guaramiranga, assim como a APAIP-Associação de Poetas e Artistas Independentes de Pacoti, da qual também fiz parte, falei da criação do Arquivo Público, do qual sou criador e idealizador, do Jornal Delfos, que eu seria mais um a divulgar, o que sempre fiz sem pedir nada em troca. 

E eis que o projeto veio inteiro, e sendo de 5 milhões de reais, algumas pessoas que até foram contemplados com o projeto chegam a duvidar da quantia, e por isto este relado, novamente, porque na minha cidade não basta fazer e provar que fez, tem que ficar provando e provando e provando, exceto se você for um forasteiro, porque muita gente de Pacoti adora aplaudir forasteiros e esquecer os da própria terra, e veja no que está dando, Pacoti virando um caos pior a cada dia.

Mas, de minha parte eu contribuí a um nível espetacular até, porque projetos dessa magnitude é função de prefeitura e não de cidadão comum, e eu consegui isso sendo cidadão comum de Pacoti, inclusive me orgulho muito de ser o 2º Historiador Profissional da cidade e filho da 1ª Historiadora de Pacoti, sendo que ainda não existe um terceiro Historiador, nem de Pacoti nem de fora a morar aqui, existe muito picareta recebendo crédito de coisas indevidas, mas, enfim, o importante é mostrar que muita coisa é possível muito além do que o senso comum aponta e o senso comum mora nas mentes de pessoas que você menos espera.

ATEU POETA
01/07/2017

Nem tudo abaixo está relacionado ao Instituto Nordeste Cidadania, a mim, ou à UECE, algumas coisas são notícias de 2011 pra cá, algumas que eu nem iria postar, mas que postei o link para mostrar como na maioria das vezes só se divulga desgraça em relação a Pacoti, pouquíssimos tentam fazer a diferença e ainda são apedrejados; quase ninguém reconhece, ou não o faz à altura.

Procurando por mais coisas do Nordeste Cidadania em Pacoti, 2012, acabei me reconhecendo em uma foto de uma festa no Guaramiranga em 2012, cheio de gente do Pacoti, no meio de talvez 8 mil pessoas.


Fonte:
































Anexos:





"A Primeira Atividade de Extensão da Unilab movimentou Maciço do Baturité


A Universidade da Integração Internacional (Unilab) em parceria com a Prefeitura do Munícipio de Redenção realizou a primeira Semana de Agricultura no campus de Educação Ambiental e Ecológico da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Pacoti, região do Maciço do Baturité. Uma atividade de pesquisa que vai interagindo com a comunidade local.

Foram três dias de muito empenho e dedicação, tanto da comunidade, quanto dos coordenadores e professores da Unilab. Na abertura (24) mais de 150 pessoas marcaram presença, entre elas, algumas autoridades da região como: Paulo Henrique - vice-prefeito de Pacoti, Aldeni Marinho - Secretário de Agricultura e meio ambiente de Pacoti, Josafá Martins - Sec. de agricultura e meio ambiente de Ocara, Castelo - Sec. de agricultura e meio ambiente de Redenção,Bruno Hadley - Sec. de agricultura e meio ambiente de Baturité, a Profa. Lucia Helena, diretora do Centro Ecológico de Pacoti, UECE e a Professora Stela Meneghel- Pró-Reitora de pesquisa, extensão e pós-graduação da UNILAB.


Durante o evento foram promovidos os minicursos de Agricultura comparada; Adubos alternativos; Agroecologia; Relação solo e ambiente; Poluição e impactos ambientais; Boas práticas agrícolas; Plantas medicinais; Sistema de irrigação alternativo e Gestão de bacias hidrográficas. A maioria dos interessados inscreveram-se em pelo menos dois cursos por dia. 

A participação ativa da comunidade mostrou o quanto é importante à implantação da Unilab para o crescimento e desenvolvimento da região. Segundo o professor de Agronomia Francisco Nildo, o número de inscritos superou as expectativas “estou muito feliz com a nossa semana de agricultura, com os números de inscritos, e, principalmente com a grande participação dos agricultores”. O Professor Paulo Speller acrescentou “Parabéns Professora Albanise e equipe, estamos muito orgulhosos de vocês, a Unilab começa a virada para a integração efetiva com a realidade dos produtores de alimentos do Maciço”. A professora e coordenadora do curso de Agronomia Albanise Marinho Barbosa foi a responsável pela realização do evento em parceria com as prefeituras da região."

Nenhum comentário:

Postar um comentário