quarta-feira, 8 de maio de 2019

LAGARTO QUE ANDA SOBRE A ÁGUA

https://www.facebook.com/AroldoHistoriador/videos/1060445220813189/
LAGARTO QUE ANDA SOBRE A ÁGUA

Uma subespécie de iguana, o lagarto basiliscus, também chamado de "Lagarto Jesus Cristo", tem uma habilidade desde filhote que é inusitada: andar sobre a água.

"Basiliscus é um gênero dos lagartos da família Corytophanidae..." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Basiliscus). 

"Corytophanidae é uma família de répteis escamados pertencentes à subordem Sauria..." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Corytophanidae). 

"Os lagartos pertencem ao grupo de animais chamados répteis e têm o corpo coberto de escamas em lugar de pelos ou de penas. Existem mais de 3 mil espécies, ou tipos, de lagartos. Iguanas, camaleões, lagartixas e os lagartos da família Scincidae são alguns desses tipos...." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lagarto).

"Os répteis (latim científico: Reptilia) constituem uma classe de animais vertebrados tetrápodes e ectotérmicos, ou seja, não possuem temperatura corporal constante. São todos amniotas (animais cujos embriões são rodeados por uma membrana amniótica), característica que os permitiu ficarem independentes da água para reprodução, ao contrário dos anfíbios. Os répteis atuais são representados por quatro ordens: Chelonia, Crocodylia, Squamata e Rhynchocephalia.

A pele dos répteis é seca, sem glândulas mucosas, e revestida por escamas de origem epidérmica ou por placas ósseas de origem dérmica. Com tais características a pele dos répteis apresenta grande resistência. Seu sistema respiratório é mais complexo se comparado com dos anfíbios. Nos répteis os sexos são distintos (macho e fêmea) e a maior parte geralmente é ovípara.

Os répteis são encontrados em todos os continentes, apesar de suas principais distribuições compreenderem os trópicos e subtrópicos. Não possuem uma temperatura corporal constante, são ectotérmicos e necessitam do calor externo para regulação da temperatura corporal, por isso habitam ambientes quentes e tropicais. Conseguem até um certo ponto regular ativamente a temperatura corporal, que é altamente dependente da temperatura ambiente. A maioria das espécies de répteis são carnívoras e ovíparas (botam ovos). Algumas espécies são ovovivíparas, e algumas poucas espécies são realmente vivíparas.

Os dinossauros, extintos no final do Mesozoico, pertencem à superordem Dinosauria, também integrada na classe dos répteis. Outros répteis pré-históricos são os membros das ordens Pterosauria, Plesiosauria e Ichthyosauria...."(https://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A9pteis).

"Squamata, popularmente conhecido como Escamados, é uma ordem pertencente à classe dos répteis e tem sido historicamente dividido em 3 clados: as serpentes, os lagartos, e as anfisbenas (também conhecidas como "cobra-de-duas-cabeças"). Esta ordem é considerada uma das mais diversas entre os vertebrados, somando mais de 10 000 espécies. Seus representantes são caracterizados por ter o corpo recoberto por escamas, ausência da barra temporal inferior do crânio e, nos machos, presença de hemipênis, possibilitando a fecundação interna. Apresentam também desenvolvimento direto (sem estágio larval), com oviparidade ou viviparidade. Assim como os outros répteis, são ectotérmicos (não produzem calor metabólico para manter sua temperatura corporal)...."(https://pt.wikipedia.org/wiki/Escamados).

Aroldo Historiador
08/05/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário